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Plano de negócio, uma oportunidade para superar a crise!


A palavra crise na origem chinesa quer dizer oportunidade e perigo. O perigo da desesperança e do desânimo. A oportunidade de procurar portas abertas e abrir novas trilhas.No mercado competitivo que se atualiza diariamente no mundo de hoje, existem aqueles que choram e aqueles que vendem lenços. Isso quer dizer, que não há solução única para enfrentar uma crise, mas o segredo é aproveitar as oportunidades que surgem e se beneficiar delas.Um bom planejamento e uma capacitação de qualidade dos profissionais da sua empresa podem ajudar e muito a dar a volta por cima nessa crise.

Aberturas de novas empresas

No primeiro trimestre de 2016, foi registrada no Brasil, a abertura de 538 mil empresas, um número 6,4% superior ao primeiro trimestre de 2015, segundo um levantamento da Boa Vista SCPC. Em comparação com o último trimestre de 2015, o aumento foi de 16%, ainda maior.

Com a chegada da crise, muitas pessoas foram demitidas e as vagas para carteira assinada diminuíram no país, desta forma, muitas pessoas se tornaram autônomas e isso reflete no perfil das empresas.

A importância de um plano de negócios

O número de empresas que fecham as portas por não terem um plano de negócios é bem grande. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 31% das empresas fecham ainda no primeiro ano de funcionamento e 60% chegam até o quinto ano.

O principal objetivo de um plano de negócios, que serve tanto para uma pequena empresa quanto para uma grande organização, é:

  • Definir um formato;

  • Levantar vantagens e fraquezas dos concorrentes;

  • Identificar pontos de diferença, que darão vantagens a empresa no mercado.

Durante a elaboração de um plano de negócios é essencial discutir as ações que virão a ser tomadas, definindo o princípio do ramo da empresa, os diferenciais necessários para alcançar o objetivo final e o caminho a ser percorrido.

Com um planejamento bem executado, os esforços da empresa ficam focados na execução do plano. Se o empreendedor escolher um nicho de mercado com uma boa capacidade de exploração, as chances de sucesso só aumentam.

Os pontos fundamentais do Plano de Negócios

Os pontos podem variar, dependendo do porte e do segmento da empresa, mas, existem alguns pontos básicos que são definidos como:

  • Definir a área em que a empresa vai atuar;

  • Trabalhar na formação da ideia central de produtos e serviços oferecidos;

  • Definir o público-alvo;

  • Entender a concorrência;

  • Compreender o posicionamento no mercado;

  • Planejar o crescimento da organização dentro de um período estipulado;

  • Definir o volume de investimento no negócio;

  • Estabelecer quem serão os colaboradores e os fornecedores.

Em um plano de negócios é importante que o empresário defina a necessidade do público-alvo que ele quer atender. Além disso, é importante projetar o faturamento, que pode até ser um desafio, mas vai ajudar a sua empresa a se prevenir das possíveis crises que venham a ocorrer!

Enfim, vale a pena sair do tradicional e se dar a chance de conhecer o que o novo tem a seu favor!

Contate-nos e ajudaremos você a estruturar o plano de negócios da sua empresa!


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