top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Qual o melhor tipo de planejamento orçamentário para minha empresa?


Se uma empresa utiliza o planejamento orçamentário X e tem tido ótimos resultados, isto significa que se você aplicar o mesmo método em sua organização, ela também alcançará estes mesmos resultados?

Esse é um modo equivocado de se pensar, já que seu negócio tem necessidades diferentes e em uma gestão empresarial não existe uma regra mágica que se aplique a qualquer empresa.

Ainda que todas as organizações sejam compostas basicamente por planejamento de vendas, projeção de deduções de vendas, orçamentos de investimentos, de custos de capital, de despesas operacionais e de gastos com pessoal, para seu negócio alguns destes itens serão mais e outros menos importantes.

Por isso, você deve entender muito bem o modelo de negócios de sua empresa e identificar qual destes itens deverá colocar mais esforço e, assim, adequar o planejamento orçamentário mais viável.

Aí vem sua dúvida – mas qual o melhor tipo de planejamento orçamentário para minha empresa?

Aqui neste artigo, você vai entender mais sobre esta importante ferramenta para melhorar sua gestão. Desse modo, você terá mais segurança para aplicar o planejamento orçamentário ideal de acordo com as prioridades e restrições de seu negócio.

Confira!

O que é e porque realizar um planejamento orçamentário?

Primeiramente é importante você recordar o que é planejamento orçamentário:

  • Planejamento orçamentário é o plano financeiro estratégico de uma empresa para a gestão em determinado período com o cálculo das receitas e despesas, ou seja, com a estimativa das saídas e entradas de recursos em determinado exercício.

Se você faz uma gestão empresarial sem ter um PO (Planejamento Orçamentário) é o mesmo que você pilotar um avião “no escuro” e sem nenhum instrumento para guia-lo.

Agora, se você elabora um planejamento orçamentário você consegue ter uma noção exata de qual é o resultado esperado do seu empreendimento permitindo identificar, com antecedência, o lucro/resultado previsto.

Vale ressaltar que você deve embasar todo o planejamento em argumentos e fatos para realizar as previsões mais exatas e precisas possíveis, lembrando que é impossível realizar um bom plano orçamentário sem que sua equipe esteja alinhada e ciente dele.

Certo?

Agora, conheça alguns dos tipos de planejamento orçamentário mais praticados nas empresas:

Orçamento estático

Como o próprio nome sugere, este tipo de planejamento orçamentário é limitado e imutável.

Ele é comumente aplicado em organizações que possuem uma gestão empresarial mais CENTRALIZADORA em que este é definido e mantido até o próximo ciclo orçamentário.

Embora tenha diminuído a utilização desse modelo de planejamento orçamentário, ele ainda é aplicado em algumas pequenas empresas de gestão centralizadora.

Orçamento flexível

Já o orçamento flexível é muito utilizado na avaliação de despesas de fabricação e operacionais onde você pode ajusta-lo a qualquer nível de atividade antes, durante ou depois da sua implantação de acordo com as necessidades e volume de produção.

Orçamento “Beyond Budgeting”

Este modelo orçamentário facilita a você elaborar o planejamento de longo prazo.

Normalmente empresas que adotam o planejamento orçamentário Beyond Budgeting trabalham com ciclos orçamentários de um ano e seis meses a dois anos; sendo mais comum em empresas de grande porte.

Orçamento OBZ (Orçamento Base Zero)

É importante você saber que a questão fundamental permanente para o planejamento orçamentário OBZ é – não é porque aconteceu que deverá acontecer.

Em outras palavras, o OBZ é um orçamento que desconsidera a base histórica dos orçamentos anteriores de seu negócio para levar em consideração as necessidades e planos estratégicos da empresa.

E você certamente já ouviu, ou aplicou, o conceito do 5W2H; não é mesmo?

Pois saiba que no planejamento orçamentário Base Zero é aplicado este conceito também; este é um dos motivos pelos quais a elaboração do planejamento orçamentário OBZ consome mais tempo sendo também muito detalhada.

Orçamento contínuo

Por sua vez, o planejamento orçamentário contínuo é aplicado para um período contínuo de tempo, normalmente por um ano, em que você realiza revisões mensais, trimestrais e até semestrais.

Portanto, agora que você conhece mais sobre essa importante ferramenta, você já tem uma boa base para definir qual o melhor tipo de planejamento orçamentário para o seu negócio, considerando que cada empresa possui suas particularidades.

Resta alguma dúvida? Registre nos comentários para que possamos ajudá-lo(a) a colocar em prática a execução do seu planejamento.

Invista e alcance um outro patamar nos negócios! Fale com um consultor OmegaPrice.

Complete o seu cadastro para falar com um consultor:


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page