top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Conflitos familiares e a empresa: o que fazer para melhorar os resultados empresariais?


Os dados do SEBRAE apontam que mais de 90% das empresas brasileiras são familiares, no entanto, para qualquer empresa se manter bem-sucedida no mercado, é preciso se estabelecer estratégias para que o negócio continue forte e progressivo para a futura geração!

Eis que surge uma evidência e rotina comum: CONFLITOS ENTRE OS FAMILIARES! E agora, como fica essa confusão?

Hoje, nós da OmegaPrice Contabilidade falaremos sobre as principais causas de conflitos entre familiares e como é possível resolver esse problema!

Acúmulo de problemas

O acúmulo de problemas seja de ordem pessoal ou por conta da empresa, acabam sobrecarregando os familiares e gerando altos níveis de estresse.

Fica fácil explodir por qualquer motivo quando essa sobrecarga fica “pesada demais”, assim brigar com funcionários e com os familiares, pode acontecer com mais frequência.

Assuntos mal resolvidos também podem gerar conflitos profundos que geralmente são desafiantes.

Às vezes isso está correlacionado ao relacionamento de pais e filhos ou ao gênio que um determinado membro da família tem e que acaba perturbando o outro familiar.

Buscar ajuda para a resolução do problema, é um passo importante!

Críticas ofensivas na frente de todos

Todo mundo deseja ganhar os louros, mas ninguém quer ser criticado ou corrigido na frente dos demais.

É comum que os superiores da organização (geralmente os pais) acabem corrigindo os filhos na frente dos empregados, no entanto, isso na maioria dos casos, é visto de forma negativa pelos filhos – que anseiam pela aprovação.

A melhor abordagem é sempre a comunicação construtiva e positiva, mesmo que o feedback tenha um teor de crítica, deve ser: sem gritos, sem ofensas e sempre com justiça. Mereceu os parabéns, ótimo, precisa ajustar algo, então trate o familiar como outro colaborador que está ali para cooperar!

Em outros casos, quando os pais já são muito experientes e atingiram um grau de maturidade elevada, quando os filhos assumem, pode haver uma prática em que os filhos acham que os pais não sabem o suficiente para determinada área...

Escutei certa vez o jovem que assumiu a empresa, dizer:

“Não, meu pai não sabe de nada disso, ele está velho, sou eu quem resolvo”!

Agora vou te fazer uma pergunta: Onde fica a autoridade e os conselhos do pai nessa frase?

Má definição de funções

Se existe de alguma forma, a má definição de funções ou de tarefas, e as coisas ficam simplesmente subentendidas, fica difícil conseguir êxito em qualquer empreitada. Isso porque tudo dentro de um negócio precisa estar muito bem-definido.

Vamos dizer que você tenha 4 filhos que atuam dentro do mesmo negócio... então, como fica o papel de Fernando, como fica o papel de Marcelo, o que faz a Aline – sua outra filha e em que a Rosana é responsável?

DEFINIÇÃO envolve planejamento, metas, acompanhamento e muita comunicação em todos os casos.

Todos são responsáveis, mas mesmo sendo irmãos e fazendo parte da mesma família, não dá para misturar as coisas e todo os 4 serem direcionados para as mesmas coisas, concorda?

Imagine a bagunça que resultaria ou então o desperdício de talentos, quando seus familiares não são designados em áreas também essenciais...

Comunicação é a chave e entender o outro também!

Sim, como diz a frase: “Quem não se comunica, se trumbica”!

É preciso haver uma boa comunicação, para que assim os conflitos sejam pelo menos diminuídos e a empresa atue com maior assertividade como tem que ser!

Os conflitos existem nas melhores famílias. O mais importante é trabalhar nos aspectos positivos e solucionar os negativos para gerar mais produtividade, harmonia e bons resultados!

E se precisar de uma contabilidade diferenciada, conte conosco!


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page