top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Carnaval: Feriado ou Ponto Facultativo?


Mas afinal, Carnaval é Feriado ou Ponto Facultativo?

Vamos lá...

O Carnaval é uma importante data no calendário festivo do país, e por isso a grande maioria acredita que a data é um Feriado Nacional.

Com amparo legal, estados e municípios até podem estabelecer essa data como feriado. No entanto, no âmbito federal o MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO editou a Portaria n° 468, de 22 de dezembro de 2017 para regrar o trabalho durante a festividade, na qual considerou Ponto Facultativo os dia 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval) e dia 14 (Quarta-feira de Cinzas) até às 14h. A portaria é válida para órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Mas as empresas podem tê-la como referência.

Para terem certeza quanto a data ser considerada Feriado ou Ponto Facultativo, empregador e empregado devem estar atentos a convenção coletiva de trabalho da sua categoria, e a legislação estadual e municipal da sua localidade.

Nas localidades onde o Carnaval é Feriado, o empregado será remunerado em dobro ou terá direito a folga compensatório em outro dia da semana.

Já nos locais onde o Carnaval é Ponto Facultativo, empregador e empregados podem acordar folgas e posterior reposição da carga horária. Lembrando que a reposição do horário não poderá exceder a duas horas por dia.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Estamos aqui para ajudar! Conheça a OmegaPrice Contabilidade em Curitiba para Pequenas e Médias Empresas.

Invista e alcance um outro patamar nos negócios! Fale com um consultor OmegaPrice.

Complete o seu cadastro para falar com um consultor:


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page