top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Contabilidade e Finanças: Qual a importância para o seu negócio?


De fato, sempre ouvimos as pessoas comentarem: “não gosto nem de matemática, nem de números e nem de contabilidade”! Mas, sem isso dá para uma empresa sobreviver?

Sem dados, há como uma empresa saber onde precisa melhorar ou onde deve investir e onde deve minimizar alguns custos?

Muitas startups e negócios acabam sendo prejudicados por essa mentalidade do “eu não gosto e por isso não dou valor” ..., mas reflita; você já parou para pensar o quanto negligenciar isso pode fazer com que os instrumentos gerenciais fracassem, ou o quanto os seus cálculos dos impostos serão erroneamente feitos?

Claro, sem mencionar as questões dos cálculos das margens, o fluxo de caixa e todo os demais campos da área gerencial do seu empreendimento!

Obviamente você não quer se prejudicar com a Receita Federal, certo?

Sem todos esses aspectos bem direcionados, afundar é fácil... como um barquinho que fica à deriva diante as fortes ondas do mar!

Segundo Robert Herjavec – investidor de negócios e apresentador do programa conhecido por “Shark Tank”, o sucesso empresarial depende do empreendedor e de seus gestores conhecerem os números da própria empresa, do contrário, a falência será eminente!

Se você não conhece o programa de televisão chamado de Shark Tank – que significa tanque de tubarão, este se trata de uma espécie de reality show, onde as startups são analisadas.

Seu funcionamento é como uma incubadora, onde o CEO da empresa apresenta sua ideia e mostra seus benefícios e dificuldades. Assim, vários especialistas bem-sucedidos (investidores fortes e competentes e por isso o termo shark correlacionado) habituados em diferentes áreas de negócios, fazem avaliações.

E sabe qual é o maior problema de recorrência?

A falta ou inabilidade de gestão contábil!

Fato é que esse problema não é comum apenas no Brasil, mas em todo o mundo!

Pois é!

Contabilidade e Finanças: eis a questão!

A CNN também afirmou que tanto a contabilidade, quanto as finanças são na verdade, a linguagem do negócio, e que todos os empreendedores precisam compreender e também estarem confortáveis com esses fatos!

Em diversos casos, encontra-se ainda hoje, empresas que possuem completa ausência nesses sentidos. Ou seja, não possuem um acompanhamento adequado com o contador e tampouco fazem balanços – que servem de referências sobre a saúde do próprio negócio!

O problema pode ser superado?

É comum que novos empreendedores e até os veteranos costumem trabalhar muito para conseguir ter maior lucratividade em suas empresas. Porém, o que ocorre é que muitos atuam de forma completamente desorganizada, desse modo, além de se tornarem menos produtivos, acabam complicando a saúde financeira da organização e dos investimentos ou cortes que precisam serem feitos.

Assim, a maioria dos empresários se destacam em um aspecto que se repete dia após dia: Não possuem nenhum controle contábil. O que significa: colocar todo o império empresarial em risco!

O que queremos dizer com esse texto?

Que não se trata de gostar ou não de contabilidade, mas sim de precisar dela, pois no final das contas, será ela quem te dará suporte em diversos sentidos essenciais para sua sobrevivência no mercado e para sua boa performance também!

Por isso um contador sempre será necessário, independente do quão experiente ou não você seja num ramo de atuação.

Para novos empreendedores, a falta de ter uma assessoria e acompanhamento contábil pode ser até pior, visto que essa deficiência não traz nenhum tipo de vantagem competitiva, financeira e de planejamentos.

Portanto, você precisa ter um bom contador ao seu lado, pois aí sim, você terá condições de ter um sistema de gestão (ERP) ideal, uma carga tributária compatível ao seu real recebimento e condições de poder investir certo, aonde precisa.

Compreendeu?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Estamos aqui para ajudar! Conheça a OmegaPrice Contabilidade em Curitiba para Pequenas e Médias Empresas.

Invista e alcance um outro patamar nos negócios! Fale com um consultor OmegaPrice.

Complete o seu cadastro para falar com um consultor:


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page