top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

7 coisas que você precisa saber antes de abrir sua empresa


É natural que o empreendedor se empolgue com a possibilidade de tirar do papel seus planos e constituir o seu próprio negócio sem estar, de fato, preparado para os desafios que estão por vir.

Apesar das peculiaridades de cada negócio, existe uma série de tópicos que são fundamentais antes de abrir uma empresa.

Confira aqui sete dos principais itens:

1 - Empreenda naquilo que você conhece

Para empreender algo é necessário ter domínio daquilo que irá fazer. Procure aprimorar seu conhecimento e busque o máximo de informações que conseguir relacionadas ao seu futuro negócio.

2 - Tenha um Plano de negócios

O plano de negócios é uma espécie de roteiro a ser seguido que irá ajudá-lo a chegar ao sucesso. Deve ser elaborado com individualidade, pois cada negócio tem suas particularidades e necessidades diferentes.

Um plano bem elaborado será capaz de mostrar a viabilidade e estratégias do seu empreendimento. Além disso, dará informações do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. Ou seja: tudo o que você precisa saber para tirar a sua empresa do papel e abrir as portas.

3 - Tenha cuidado na escolha dos sócios

Abrir um empresa sem sócio é algo possível, mas em determinadas situações um sócio pode agregar conhecimento ou mais investimentos ao negócio. Mas é importante ter cuidado na escolha. Procure parceiros com perfis complementares ao seu, com características e habilidades que possam somar e gerar valor para o negócio e que acima de tudo estejam na mesma sintonia de empreender e olhar voltado para a mesma direção que a sua.

4 - Analise o mercado

É fundamental avaliar o mercado, conhecer quem são os principais concorrentes, fornecedores e consumidores. Defina em qual segmento irá atuar, avalie itens variáveis como classe social, religião, geração de renda, à família, status de consumo, entre outros fatores. Através dessa avaliação inicie um planejamento para seu futuro negócio e busque meios para se diferenciar dos demais concorrentes.

5 - Tenha um reserva de capital

O início de um negócio é incerto, por isso os especialistas recomendam ter sempre uma reserva de capital. Por mais estruturado que o negócio esteja, imprevistos podem ocorrer. E ter uma reserva mínima é fundamental nesses casos.

6 - Conheça os custos e despesas iniciais

É crucial saber onde irá colocar cada centavo, por isso tenha controle da parte financeira, levante os custos iniciais com infraestrutura e pessoal, além disso é necessário conhecer os custos necessário para legalização do negócio como taxas da Junta Comercial, emissão de alvará e, se for o caso, licenças de bombeiros, vigilância sanitária, licença do meio ambiente, entre outras.

Quer saber quanto custa para abrir sua empresa? Clique aqui! Vamos ajudá-lo!

7 - Procure o auxílio de um contabilista

Quem deseja abrir empresa logo se depara com uma série de decisões a serem tomadas. Muitas vezes, o empreendedor precisa se familiarizar com novos procedimentos administrativos para garantir que o seu negócio tenha melhores chances de ser bem-sucedido. Dúvidas quanto ao regime de tributação adequado, qual deverá ser a natureza jurídica da empresa, ou seja, empresário individual, sociedade, empresa individual de responsabilidade limitada, entre outras. Sendo assim, contratar um escritório de contabilidade torna-se fundamental.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos gratuitamente. Clique aqui

Conheça a OmegaPrice e saiba como estamos deixando o dia a dia dos empreendedores mais simples e prático. Clique aqui e confira!


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page