Os efeitos POSITIVOS de uma boa contabilidade!
Imagem: Freepik.com
Toda empresa tem a responsabilidade de planejar as finanças de um negócio. É a partir do estudo e análise da contabilidade que é possível obter melhores resultados com demandas, recursos e obrigações.
O sucesso de uma boa gestão financeira depende da união de todas as informações contábeis referentes a empresa.
Segundo dados do IBGE, quase 50% dos negócios brasileiros acabam falindo, em menos de 3 anos, e um dos principais motivos têm a ver com falta de planejamento contábil e direcionamento financeiro.
Geralmente, os empreendedores brasileiros estão familiarizados com a gestão operacional do negócio, ou seja, entendem como vender. Porém, pecam quando o assunto é administração dos recursos, alocação, investimentos e tributos.
Negociar, vender, comprar, gerir pessoal, captar crédito, aplicar recursos, administração de fluxo de caixa e manutenção de estoques são temas que na maior parte das vezes, não fazem parte de um direcionamento assertivo.
É aí que entra a contabilidade como ponte de apoio. Vindo socorrer o empresário, através da coleta de dados, do registro e das análises que interferem a situação patrimonial de seu negócio.
A contabilidade é única por conta disso, ela traz soluções realistas para o seu negócio, informando o empresário não somente sobre tributação e taxas, mas sobre a viabilidade do negócio, sobre seu ROI (retorno sobre investimento) e dando indicações dos melhores investimentos possíveis a depender do tipo e porte da empresa.
Departamentos contábeis de grande importância para empresas
Basicamente existem 4 serviços da contabilidade que são os mais importantes, estão divididos em:
Departamento pessoal – nesse serviço contábil estão inseridas as funções que devem ser realizados para:
Folha de pagamento,
Emissão de holerites,
Rescisões trabalhistas,
Encargos sociais,
Décimo terceiro salário,
Férias,
Emissão de guias de tributos (INSS, FGTS);
Além das declarações sociais obrigatórias , como RAIS, CAGED, GFIP/SEFIP, e etc.
Departamento contábil – Esse tipo de serviço contábil envolve escriturar as informações financeiras a fim de mensurar o patrimônio e apurar o resultado existente, o prejuízo e/ou lucro empresarial. Além disso, é a partir da análise destes dados a contabilidade gerencial irá direcionar e melhorar as decisões estratégicas do negócio.
Departamento fiscal – nesse tipo de serviço contábil são calculados os impostos, através do faturamento mensal e anual. Tem a ver com as várias declarações fiscais que são exigidas pelo Governo, desde a emissão da guia para recolhimento do tributo até a transmissão dos SPED's e demais obrigações acessórias.
Departamento societário – Já nesse tipo de serviço contábil empresarial, tem a ver com a parte societária, envolvendo:
Contrato social,
Abertura de filial,
Emissão de alvará,
Desembaraços,
Emissão de licenças,
Aumento de capital.
Efeitos da boa contabilidade
Análise de indicadores.
Projeção do fluxo de caixa.
Cálculo do Ponto de Equilíbrio.
Determinação de custos padrões.
Planejamento Tributário.
Elaboração de orçamento e controle orçamentário.
Melhoria dos custos de venda.
Maior planejamento organizacional.
Maiores controles administrativos,
Maior planejamento
Melhor controle sobre a produção.
Melhor entendimento das mudanças que devem ser feitas para aumentar a lucratividade ou diminuir as despesas.
A contabilidade traz uma série de vantagens ao negócio.
Já se foi o tempo em que achar que isso era algo supérfluo, hoje a contabilidade é fundamental para as empresas que realmente estão engajadas para obter real crescimento e lucratividade, objetivam vencer o desafio de superar a crise, e por isso, precisam estar atentas a gestão financeira e contábil do empreendimento.