Inovar ou renovar nos negócios?
Seja para o novo empreendedor, ou aquele que já atua no mercado com certa estabilidade, estar a par das reais necessidades do próprio negócio, é fundamental!
Como gestor, é preciso analisar em que rota você deseja desempenhar seu empreendimento: Inovar ou renovar?
Muitos profissionais e empresários, às vezes sentem certa dificuldade para entender que linha adotar. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso descrever o que significa inovar e a que se refere o plano de renovação empresarial.
Inovar: um jeito de ser criativo e gerar lucro para a empresa!
Nem sempre inovar esteve no gosto de muitos empreendedores. Isso porque o termo se refere a um ramo de atuação nova, muitas vezes, pouco trabalhada ou com certo grau de risco.
Embora para alguns, inovar seja uma forma menos convencional, por outro lado, por se tratar de algo diferente, fica mais interessante, e por isso é capaz de tornar um produto ou serviço mais atraente que o modo tradicional e cheio de qualidade, gerando assim, um diferencial competitivo.
Inovar tem a ver com:
Criar novos produtos.
Criar novos processos ou ferramentas.
Gerar valor.
Diversificar.
Personalizar.
Melhorar processos e produtos já existentes.
E como uma empresa pode inovar?
Criando aplicativos que facilitem a vida do cliente em termos de busca e atendimentos.
Exemplo: suponhamos que você possua uma clínica médica e os atendimentos possam ser agendados de forma mais simples e prática a partir de um app que permite com que o paciente veja os dias e horários de atendimentos disponíveis, além dos planos aceitos e formas de pagamento que podem ser feitas pela mesma plataforma (em caso de pagamento particular).
Muitas empresas ao adotarem vários recursos tecnológicos, passam a se desenvolver com mais autonomia e versatilidade, garantindo maior qualidade e bom atendimento aos clientes – que se satisfazem com o tipo de serviço ofertado e consequentemente acabam se tornando fiéis.
Renovar: um jeito de substituir e modernizar, gerando valor para a empresa!
Por sua vez, renovar significa substituir, melhorar, mudar. Exemplo: você sente que os processos gerenciais de contabilidade de sua empresa estão travados e precisa adotar, melhorar, mudar e/ ou contratar serviços de contabilidade direcionados ao seu tipo e porte de negócio – para que assim possa melhorar as demais áreas de necessidade.
Renovar sua empresa envolve:
Mudar processos.
Fazer novas contratações.
Modernizar o ambiente e os apoios de trabalho: sala, aparelhos, etc.
E como uma empresa pode se renovar?
De várias formas!
Mas cada caso e cada negócio, bem como seu nicho de atuação, devem ser analisados com cautela.
Por exemplo:
Digamos que os colaboradores na empresa estejam tendo baixo rendimento, até mesmo os bons funcionários parecem ter sido atingidos, de forma que houve uma redução da lucratividade nas vendas.
Nesse caso é preciso fazer um mapeamento apurado, ou seja:
Será que é preciso capacitar melhor os colaboradores?
Será que é preciso recrutar e selecionar mais colaboradores?
Será que é preciso reduzir gastos? Onde é possível haver melhorias?
Por meio dessas respostas, novas providências podem ser realizadas para engajar a empresa.
Em alguns casos, inovar será o mais recomendado, em outros, renovar terá mais indicação. Quanto a essa resposta, muitas vezes o empreendedor sente dificuldades de ter um entendimento detalhado e por esse motivo se faz necessário, como se diz a história... pensar fora da caixa e ampliar a visão!
E então? Precisa de ajuda com a contabilidade de sua empresa? Conosco você está em boas mãos! Entre em contato!