top of page
Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Quais são as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor?


Imagem: Freepik.com

Coisa boa! Você acorda, coloca a roupa para trabalhar e ir ao seu escritório! Puxa!

Que maravilha! Ah... você não tem que dar satisfação a ninguém. Opa! O chefe é você...

Pois é amigo/a, a maioria das pessoas desejam se tornarem empreendedoras de verdade. Donas do próprio tempo, da própria empresa, das próprias ideias e de ser o próprio autor a definir o salário a receber!

O que poderia ser melhor do que isso? De fato, quem um dia já foi empregado e hoje é chefe, sabe bem e pode afirmar que não troca a carreira e seu próprio empreendimento por nada!

Só que ser empresário não é somente um “mar de rosas”! Há muitas vantagens, mas também existe muitas desvantagens!

Vamos conhecer algumas dessas particularidades do empreendedorismo?

Ser líder

Constituindo uma empresa você tem a chance de ser líder, de poder comandar uma equipe e de mostrar todo o seu potencial como empreendedor.

Dar direção naquilo que você sempre sonhou e ter o poder nas mãos, seja para operar de um jeito ou de outro, e não ter que dar satisfação das próprias necessidades inovadoras, faz com que você se torne ainda mais forte no mercado e em sua própria performance!

É como se você fosse o He-man com sua espada pronta para tomar as melhores decisões! (Você se recorda dele?)

Mais tempo para a família

Vivemos em um mundo onde tudo é urgente, pagar as contas é urgente, ganhar dinheiro é urgente, fechar contratos é urgente e quando percebe-se a família sempre fica em último lugar.

Você mal percebe e seu filho já cresceu, uma parte da infância dele já foi embora e você se sente culpado, porque gostaria de ter aproveitado melhor. Agora... o tempo não volta e só lhe sobra o futuro.

Ser empreendedor traz esse benefício, de você poder passar mais tempo com as pessoas que lhe são importantes!

Colocar ideias em prática

Quando você é empregado, vive seguindo ordens e muito provavelmente se algum dia já deu alguma ideia, ou não foi aceita ou não foi bem vista ou ainda pior, ficaram com os méritos que era seus por direito!

Quando você passa a ser empreendedor, se torna o criador de tudo o que tocar e pensar! Pode muito bem aperfeiçoar algo que já existe, partir do zero em um novo empreendimento ou fazer o que bem quiser!

E as desvantagens de ser empreendedor?

Grande carga de trabalho

Claro, mas como falamos, ser empreendedor também tem seu peso e sua medida! Isso quer dizer que é 100% certo que você tenha que trabalhar no mínimo 10X mais para que o seu negócio dê certo, pois vai ter que “ralar” muito para conquistar uma boa carteira de clientes que confiem em seu produto ou serviço!

Alto nível de estresse

Pois é! Lidar com a parte administrativa, com colaboradores, com fornecedores e clientes não é fácil. Isso exigirá ainda mais paciência, autocontrole e compreensão de sua parte, o que muitas vezes envolverá um alto nível de estresse. Principalmente se houver dificuldades de delegar!

Encargos e tributos

O Brasil é o País onde se cobra as mais altas taxas de tributos! É verdade. Nesse caso, você como empreendedor precisará ter um bom contador ao lado, uma boa logística e sistemas que lhe deem apoio quanto as informações, já que para não ter problemas com a Receita Federal, será preciso agir dentro da legalidade e isso pode lhe trazer alguns desconfortos, principalmente porque você sente que o País poderia fazer melhor proveito desses encargos pagos!

Bem; embora existam essas desvantagens, ainda assim, os benefícios de empreender acabam superando os desafios. Portanto se você está cansado de ser empregado, ser empresário é um excelente negócio!


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

bottom of page