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A arte de negociar em 7 passos!


A negociação está presente na sua rotina?

Negociar é muito mais que vender um produto ou serviço, trata-se de um entendimento entre as partes, uma habilidade fundamental para você que deseja ter sucesso em qualquer que seja o ramo de atuação.

Mas será que há uma forma de maximizar os resultados positivos em uma negociação?

Realizar uma venda com sucesso, por exemplo, depende de algumas ações que podem direcionar a negociação até onde você quer.

Uma negociação deve ser planejada e executada com controle e sabedoria e assim trazer melhores resultados, gerando positividade para ambas as partes, afinal, é exatamente assim que se reconhece uma venda de sucesso!

E para ajudar você a se preparar para uma negociação espetacular, aqui estão 7 passos cruciais que devem ser desenvolvidos para que você se torne um ninja na arte de negociar!

Acompanhe:

1. Tenha o tempo em seu favor; ou melhor, não tenha pressa

Nessa etapa da negociação é importante lembrar que todo tempo é valioso e de forma alguma será perdido, portanto, utilize cada segundo para identificar interesses, expectativas e necessidades de seu cliente.

Querer realizar uma venda ou qualquer outra negociação de forma afobada, pode demostrar ansiedade e isso com certeza deixará transparecer insegurança e desespero.

Se tiver calma para ouvir e prestar atenção aos detalhes, conseguirá identificar exatamente o que a parte envolvida quer (cliente, sócio, fornecedor) e a partir de então, oferecer a solução adequada para finalizar o processo de negociação!

2. Não seja um "vendedor Faustão": nunca interrompa raciocínios...

Para que você possa entender o que fará o seu cliente comprar, é necessário que ele apresente as suas ideias, complete seu raciocínio.

Por isso, jamais interrompa ou tente terminar a frase do seu cliente, ouça com atenção e espere a sua oportunidade de colocar suas ideias e propostas.

Sem identificar exatamente o que o cliente precisa, você dificilmente conseguirá apresentar um negócio que efetivamente leve até ele a solução esperada e assim a venda não se realizará.

3. Faça o outro falar mais do que você

Nessa fase do processo de negociação demonstre ao outro que você realmente se interessa pelas suas necessidades e que você está disposto a ouvir sua “dor” e resolver o seu problema.

Enquanto isso, colete todas as informações necessárias para apresentar e explorar a venda do seu produto ou serviço.

4. Use sempre "nós", nunca "eu"

Isso demonstra o seu cliente que você não está sozinho, que há toda uma estrutura bem delineada por trás da negociação que serve para sustentar toda e qualquer necessidade.

Entenda que o processo de negociação é um conjunto que envolve você, o cliente e uma marca consolidada no mercado, que está pronta para atender as necessidades e oferecer a melhor solução a todos.

5. Tenha percepção ativa registrando reações fisionômicas e físicas

Fique atento (a) a linguagem não verbal do seu cliente, perceba seus gestos e a sua fisionomia para entender se a negociação está no caminho certo, ele dará indícios se está gostando ou não do que está sendo apresentado.

Se acaso ele estiver gostando, espelhe seus gestos, escolha uma ou duas ações que ele repete e aja da mesma maneira, sutilmente, claro – isso se chama Técnica de Rapport e funciona muito bem!

Sabe o que isso provoca no seu cliente?

O entendimento de semelhança, a identificação com a proposta e o aumento da confiança na negociação.

6. Olhe nos olhos

Agora chegou a hora de apresentar o seu produto ou serviço, para isso, use todas as informações coletadas nas etapas anteriores e olhe com confiança nos olhos do seu cliente ele precisa se sentir seguro para realizar a compra.

Nesse momento a apresentação do seu produto ou serviço deve ter ligação direta com as necessidades do seu cliente e claro, deve apresentar a solução para os problemas identificados.

7. Concorde com superficialidades

Uma negociação pode ter traços de tensão, na qual você deve procurar superar todos os obstáculos, para assim chegar ao objetivo que é venda.

Por isso, mantenha seu foco no que realmente interessa. Isso não quer dizer que você precisa dizer sim a tudo, mas que haja sutileza na hora de dizer não, para que a negociação não siga um rumo conflituoso.

Depois de todas essas etapas, esclareça dúvidas e deixe bem claro a sua intenção em beneficiar ambas as partes.

Bons negócios!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Estamos aqui para ajudar! Conheça a OmegaPrice Contabilidade em Curitiba para Pequenas e Médias Empresas.

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