Fique por dentro das novidades sobre
contabilidade, empreendedorismo e gestão.

Artigos, E-Books, Webseminários e outras informações relevantes para ajudar à sua empresa alcançar o sucesso. 

Tudo grátis.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Conteúdos

Correios vão exigir nota fiscal para postagem de mercadorias; entenda o que muda


Os Correios divulgaram na sua página oficial que a partir do dia 02 de janeiro de 2018 passarão a exigir no ato da postagem de mercadorias a respectiva Nota Fiscal.

Nos casos em que o MEI é dispensado de emitir notas fiscais, como na ocasião das vendas realizadas para consumidor pessoa física, deverá ser preenchido o formulário de Declaração de Conteúdo disponibilizado pelos Correios. No entanto vale lembrar que o MEI é obrigado à emissão da nota fiscal quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O comunicado também estabelece que a nota fiscal ou a declaração de conteúdo deve ser afixada na parte externa da encomenda. Importante nesse caso colocar o documento dentro de um saquinho plástico transparente com o código de barras visível para facilitar o despacho e protegê-lo durante o transporte.

O vendedor deve estar atento aos casos em que a Lei o caracteriza como contribuinte de ICMS, e portanto, o obriga a emitir a nota fiscal:

É Contribuinte de ICMS qualquer pessoa física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e prestações se iniciem no exterior (Lei Complementar nº 87/96 Art. 4º).

Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório: quando negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação. Sob pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (anos), e multa (Lei 8.137/90 Art. 1º, V).

Os Correios alertam que a responsabilidade de cumprir a legislação tributária é do remetente e caso este a descumpra terá sua postagem recusada pelo órgão.

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos exclusivos gratuitamente. Clique aqui

Conheça a OmegaPrice e saiba como estamos deixando o dia a dia dos empreendedores mais simples e prático. Clique aqui e confira!


SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

POSTS RECENTES

Contato
Fale com um de nossos consultores ou se preferir entre em contato pelo nosso
*chat rápido via WhatsApp 

* De segunda a sexta-feira das 09h às 18h30

Omegaprice

Sobre

Depoimentos

Trabalhe conosco

Depoimentos de clientes

Conteúdos

Sobre Nós

A OmegaPrice é um escritório de contabilidade para pequenas e médias empresas. Com a gente você tem além dos serviços contábeis tradicionais ferramentas online que permitem integração financeira e contábil, organização e controle de documentos e acompanhamento da regularidade contábil e fiscal da sua empresa. 

OMEGAPRICE CONTABILIDADE EIRELI

Conselho Regional de Contabilidade: PR-007658/O-8

Endereço da Matriz: Av. Paraná, 1755, Sala 71,

Boa Vista, Curitiba/PR, 82.510-000

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • https://www.youtube.com/channel/UCcE

h<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/0e3efbbb-833c-410f-acc5-b3da5cbbbbf0-loader.js" ></script>

©Omegaprice Contabilidade. Todos os direitos reservados